quinta-feira, 10 de maio de 2007

Evangelho de Buda

Sim, eu sei que este blog é para falarmos de Cristo e não de Buda..., mas todos sabemos que as religiões são rios que desaguam no mesmo mar (Deus).
Abertura de espírito sempre foi o lema do (até agora) melhor Papa que a Igreja Católica teve, João Paulo II. Muitas histórias tem este evangelho...soberbas mesmo. Ainda não li os capítulos todos, mas o fascínio já me contagiou, e (até agora) um sermão que tanto me fez reflectir foi...,
«O Sermão sobre a ofensa»:

"Um homem louco, sabendo que Buddha seguia o principio do grande amor que advoga dar o bem troca do mal, foi ter com ele e ofendeu-o. Buddha estava silencioso, apiedando-se da sua loucura. Quando o homem terminou com a sua ofensa, Budha perguntou-lhe dizendo: 'Filho, se um homem recusar um presente que lhe é oferecido, a quem deveria pertencer?' E ele respondeu: 'Neste caso deveria pertencer ao homem que o ofereceu.' 'Meu filho', disse Buddha, 'tu criticaste-me duramente, mas eu recuso-me aceitar a tua ofensa, peço que a guardes para ti. Não será isso uma fonte de miséria para ti? Assim como o eco pertence ao som, e a sombra à substância, assim a miséria colheá o prevaricador sem hesitar."

1 comentário:

mi disse...

sou completamente a favor da abertura de espírito e gostei muito do sermão sobre a ofensa.

obrigada por teres partilhado connosco e fico à espera de mais histórias desse "evangelho".