domingo, 3 de junho de 2007




Santissima Trindade, Verdadeiro Mistério do Amor de Deus


Hoje é o domingo em que se celebra a natureza trinitária de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Aqui reside um dos maiores mistérios da fé, Deus é só um ou, afinal, Deus é constituido por três pessoas? Ao longo dos anos que levo como catequista tenho tentado explicar da melhor maneira esta natureza trinitária de Deus e não é fácil. No entanto, encontrei há pouco tempo uma explicação belissima na mensagem do Papa Bento XVI para a XXII Jornada Mundial da Juventude:


"Deus, fonte do amor


O primeiro momento refere-se à fonte do amor verdadeiro, que é única: é Deus. São João ressalta bem este aspecto ao afirmar que "Deus é amor" (1 Jo 4, 8.16); agora ele não quer dizer apenas que Deus nos ama, mas que o próprio ser de Deus é amor. Estamos aqui diante da revelação mais luminosa da fonte do amor que é o mistério trinitário: em Deus, uno e trino, há um intercâmbio eterno de amor entre as pessoas do Pai e do Filho, e este amor não é uma energia ou um sentimento, mas uma pessoa, é o Espírito Santo."

Bento XVI, Janeiro de 2007


O Espírito Santo é este Amor que une o Pai ao Filho na Santíssima Trindade. Jesus Cristo tornou-nos participantes deste Amor ao morrer por nós na cruz e ao enviar o "Espírito da Verdade" no dia de Pentecostes porque como diz S. Paulo na sua Carta aos Romanos:


"Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado"
Rm 5, 5




2 comentários:

Cátia disse...

Cara Sonia,

Se bem vinda ao Amor de Deus. Obrigada por te juntares a nós e obrigada pela tua partilha... Serás sempre muito bem recebida aqui.

Oremos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...

Bom domingo. Fica com Deus

pe.cl disse...

Passei por este cantinho e reflecti um pouco contigo mas... gostei da foto do teu post e roubei-a, se tu me perdoas o Pe. (padre, que sou eu absolve-me).
Beijinhos no coração.