sábado, 16 de junho de 2007

A Explicação dos Mandamentos

O PRIMEIRO MANDAMENTO
"Amaras ao senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento".
"Amarás o senhor teu Deus com todo o seu coração, com toda atua alma e com todas as suas forças" (Dt - 6,5).
"Adorarás o senhor teu Deus" (Mt - 4,10).

O primeiro mandamento convida o homem a crer em Deus, a esperar nele e a amá-lo acima de tudo.

Adorar a Deus, orar-lhe, oferecer-lhe o culto que lhe é devido, cumprir as promessas e os votos que lhe foram feitos a eles são os atos da virtude de religião que relevam da obediência ao primeiro mandamento.

O dever de prestar um culto autêntico a Deus incumbe ao homem, tanto individualmente quanto em sociedade.

O homem deve "poder professar livremente a religião, tanto em particular quanto em público".

A superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro Deus. Ela mostra-se particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magias.

A ação de tentar a Deus, em palavras ou em atos, o sacrilégio, a simonia são pecados de irreligião proibidos pelo primeiro mandamento.

Enquanto rejeita ou recusa a existência de Deus, o ateísmo de Deus, é um pecado contra o primeiro mandamento.

O culto às imagens sagradas está fundamentado no mistério da encarnação do verbo de Deus. Não contraria o primeiro mandamento.

O SEGUNDO MANDAMENTO
"Não pronunciarás em vão o nome do senhor teu Deus"(Ex -20,7).
"Senhor nosso Deus, quão prescreve respeitar o nome do Senhor. O nome do Senhor é santo".

O segundo mandamento proíbe todo o uso impróprio do nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos Santos de maneira injuriosa.

O juramento falso invoca Deus como testemunha de uma mentira. O perjúrio é uma falta grave contra o senhor, sempre fiel as suas promessas.

"Não jurar nem pelo criador, nem pela criatura, se não for por verdade, necessidade e reverência".
No batismo o cristão recebe seu nome na igreja. Os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão que lhe seja dado um nome de cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e garante a sua oração.

O cristão começa as suas orações e ações pelo sinal -da- cruz "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".

"Deus chama cada um por seu nome"

O TERCEIRO MANDAMENTO
"Lembra-te do dia de Sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias e farás todas as tuas obras. O sétimo dia, porém, é o Sábado do senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho"(Ex 20,8-10).
"O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado, de modo que o filho do homem é senhor até do Sábado"(Mc 2,27-28).
"Guardarás o dia de Sábado para santificá-lo"(Dt 5,12).
"No sétimo dia se fará repouso absoluto em honra do Senhor"(Ex 31,15).

O Sábado que representava o termo da primeira criação é substituído pelo Domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a ressurreição de Cristo. A Igreja celebra o dia da ressurreição de Cristo no oitavo dia, que é corretamente chamado dia do senhor, ou Domingo.

"O Domingo... deve ser guardado em toda e Igreja como o dia de festa por excelência".
"No Domingo e em outros dias de festa de precito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa".

"No Domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do senhor e o devido descanso da mente e do corpo".

A instituição do Domingo contribui para que "todos tenham tempo de repouso e do lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa".

Todo cristão deve evitar impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o dia do senhor.

O QUARTO MANDAMENTO
"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor, teu Deus, te dá"(Ex 20,12).
"Era-lhes submisso"(Lc 2,51).
"Honra teu pai e tua mãe"(Dt 5,16; MC 7,8).

De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que ele, para nosso bem, investiu de autoridade.

A comunidade conjugal está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.

"A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar"
Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, justa e obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.

Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos. Lembrem-se e ensinam que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus.

A autoridade pública deve respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições de exercício de sua liberdade.

É dever dos cidadãos colaborar com os poderes civis para a edificação da sociedade num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade.

O QUINTO MANDAMENTO
"Não matarás"(Ex20, 13).
Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada porque a pessoa humana foi querida por si mesma à imagem e semelhança do Deus vivo e santo.

O assassino de um ser humano é gravemente contrário à dignidade da pessoa e a santidade do Criador.

A proibição de matar não ab-roga o direito de tirar a um opressor injusto a possibilidade de prejudicar. A legítima defesa é um dever grave para quem é responsável pela vida alheia ou pelo bem comum.

Desde a concepção a criança tem direito à vida. O aborto direto, isto é, o que se quer como um fim ou um meio, é uma "prática infame” gravemente contrária à lei moral. A igreja sanciona com pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana.

Visto que deve ser tratado como uma pessoa desde a sua concepção, o embrião deve ser definido em sua integridade, cuidado e curado como qualquer outro ser humano.

A eutanásia voluntária, sejam quais forem os motivos, constitui um assassinato. È gravemente contrária à dignidade da pessoa humana e ao respeito do Deus vivo, seu Criador.

O suicídio é gravemente contrário à justiça, à esperança e à caridade. É proibido pelo quinto mandamento.
O escândalo constitui uma falta grave quando por ação ou por omissão leva deliberadamente o outro a pecar.

Por causa dos males e injustiças que toda guerra acarreta, devemos fazer tudo o que for razoavelmente possível para evitá-la. A Igreja ora: "Da fome, da peste e da guerra livrai-nos, Senhor".

A Igreja e a razão humana declaram a validade permanente da lei moral durante os conflitos armados. As práticas deliberadamente contrárias ao direito dos povos e a seus princípios universais constituem crimes.

"A corrida armamentista é a praga mais grave da humanidade,
que lesa intoleravelmente o pobre".
"Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt5, 9).

O SEXTO MANDAMENTO
"Não cometerás adultério" Ex20, 14; Dt5, 17). "Ouviste o que foi dito:'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração"(Mt 5,27-28).

Ao criar o ser humano homem e mulher, Deus dá a dignidade pessoal de uma maneira igual a um e outro. Cada um, homem e mulher, devem chegar a reconhecer e aceitar sua identidade sexual.

Cristo é o modelo da castidade. Todo batizado é chamado a levar uma vida casta, cada um segundo seu estado de vida própria.

A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal.

Entre os pecados gravemente contrários à castidade é preciso citar a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais.

A aliança que os esposos contraíram livremente implica um amor fiel.Impõe-lhes a obrigação de guardar seu casamento indissolúvel.

A fecundidade é um bem, um fim do casamento. Dando a vida, os esposos participam da paternidade de Deus.

A regulação da natalidade representa um dos aspectos da paternidade e da maternidade responsáveis. A legitimidade das intenções dos esposos não justifica o recurso aos meios moralmente inadmissíveis (por exemplo, a esterilização direta ou a contracepção).

O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livre são ofensas graves à dignidade do casamento.

O SÉTIMO MANDAMENTO
"Não roubarás"(Ex20, 15; Dt5, 19).
"Nem os ladrões, nem os avarentos. Nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus" (1Cor 6,10).
O sétimo mandamento prescreve a prática da justiça e da caridade na administração dos terrenos e dos frutos do trabalho dos homens.

Os bens da criação são destinados a todo o gênero humano. O direito à propriedade privada não abole a destinação universal dos bens.

O sétimo mandamento proíbe o roubo. O roubo é a usurpação de um bem de outrem contra a vontade razoável do proprietário.

Toda forma de apropriação e uso injusto dos bens de outrem é contrária ao sétimo mandamento. A injustiça cometida exige reparação. A justiça comutativa exige a restituição do bem roubado.

A lei moral proíbe os atos que, visando fins mercantis ou totalitários, conduzem à servidão dos seres humanos, à sua compra, venda e troca como mercadorias. O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo não podem ser separados do respeito às obrigações morais, inclusive para com as gerações futuras.

Os animais são confiados à administração do homem que lhes deve benevolência. Podem servir para a justa satisfação das necessidades do homem.

A Igreja emite um juízo em matéria econômica e social, Quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigem. Preocupa-se com o bem comum temporal dos homens em razão de sua ordenação ao Sumo Bem, nosso fim último.

O próprio homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômica e social. O ponto decisivo da questão social é que os bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos, conforme a justiça e com bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos, conforme a justiça e com a ajuda da caridade.

O verdadeiro desenvolvimento abrange o homem inteiro. O que importa é fazer crescer a capacidade de cada pessoa de responder à sua vocação, portanto ao chamamento de Deus.

A esmola dada aos pobres é um testemunho de caridade fraterna: é também uma prática de justiça que agrada a Deus.

Na multidão de seres humanos sem pão, sem teto, sem terra, como não reconhecer Lázaro, mendigo faminto da parábola? Como não ouvir Jesus que diz: “Foi a mim que deixaste de fazer”.

O OITAVO MANDAMENTO
"Não apresentará um falso testemunho contra teu próximo" (EX 20,16).
"Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos para com o senhor"(Mt 5,33).
"Não levantarás falso testemunho contra teu próximo"(EX 20,16).
"Os discípulos de Cristo revestiram -se do homem novo, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade"(Ef 4,24).

A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, da simulação e da hipocrisia.

O cristão deve "se envergonhar de dar testemunho de nosso Senhor” (2 Tm 1,8) em atos e palavras. O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé.

O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude ou palavra de maledicência ou calúnia.

A mentira consiste em dizer o que é falso com intenção de enganar o próximo.

Toda falta cometida contra a verdade exige reparação.
A regra de ouro ajuda discernir, nas situações concretas, se convém ou não revelar a verdade àquele que a pede.

"O sigilo sacramental é inviolável. Os segredos profissionais devem ser guardados. As confidências prejudiciais a outros não devem ser divulgadas"
A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade, na liberdade e na justiça. É conveniente que se imponham moderação e disciplina no uso dos meios de comunicação social.

As artes, mas, sobretudo a arte sacra, tem em vista, “por natureza exprimir de alguma forma possível nas obras humanas à beleza infinita de Deus e procuram aumentar seu louvor e suas glórias na medida que não tiverem outros propósitos senão o de contribuir poderosamente para encaminhar os corações humanos a Deus”.

O NONO MANDAMENTO
"Não cobiçaras a casa de teu próximo, não desejarás sua mulher, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo"(Ex 20,17)
"Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração"(Mt 5,28).

O nono mandamento adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal.

A luta contra a cobiça carnal passa pela purificação do coração e pela prática da temperança.

A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus.

A purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, da pureza da intenção e do olhar.

A pureza do coração exige o pudor, que é paciência, modéstia e descrição. O pudor preserva a intimidade da pessoa.

O DÉCIMO MANDAMENTO
"Não cobiçarás coisa alguma que pertença ao teu próximo" (Ex 20,17).
"Onde está teu tesouro, aí estará teu coração” (Mt 6,21). "(Ex 20,17).

O décimo mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida, da paixão imoderada das riquezas e de seu poder.

A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar. E um vício capital.

O batizado combate à inveja pela benevolência, pela humildade e pelo abandono nas mãos da providência Divina.

Os fiéis de Cristo "crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências" (Gl 5,24); são conduzidos pelo Espírito e seguem os destinos dele.

O desapego das riquezas é necessário para entrar no reino dos Céus.

"Bem aventurados os pobres de coração".
Eis o verdadeiro desejo do homem: "quero ver a Deus". A sede de deus é saciada pela água da vida eterna.

9 comentários:

Adriano disse...

Eu queria saber onde vc colocou o mandamento que diz Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

TELMA GARCIA disse...

O segundo mandamento é: "NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM FIGURA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EMBAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA"..... ou seja: ESTRELAS, LUAS, SOL, ANJOS, MARIA, JESUS, DEUS, HOMENS, PEIXES, OU QUALQUER OUTRA COISA...... "NÃO ENCURVE PERANTE ELAS"... Nem um til ou uma vírgula pode ser tirado da palavra de Deus, ou lhe será tirado da sua salvação. (Apocalipse)

Anónimo disse...

E onde está o mandamento que diz para guardar o Sétimo dia ( Sábado ) ? Onde está escrito na Bíblia que Deus trocou o Sábado pelo domingo ou permitiu que o homem trocasse a Sua Lei? Jesus ressuscitou no domingo, e não guardou o domingo, não confundam. Jesus guardou o sábado, os dicipulos guardaram o sábado entre outros, e quem somos nós para mudarmos a Lei dEle? Não há motivos algum para que Deus tivesse que mudar Sua Lei, a Lei de Deus é perfeita.

Josimara disse...

Cadê o segundo mandamento que você pulou e não explicou que é :" Não faras para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima dos ceu, nem embaixo da terra, nem nas aguas embaixo da terra". E eu não concordo com a sua explicação do sabado.Primeiro: Não existe oitavo dia e sim primeiro ao sétimo. Porque o sabado foi feito por causa do homem, e não o homem foi feito por causa do sabado e este é o quarto mandamento, porem na bíblia não tem sequer um verso dizendo que só porque JESUS ressucitou no domingo, devemos gurdar o domingo. E ainda mais quando DEUS fala sobre as festas dos domingos, ele se refere porque naquele tempo os isrraelitas faziam festas neste dia que é o domingo, mas DEUS náo diz que o domindo tem que ser guardado...DEUS ABENÇUOU O SÉTIMO DIA, ENTÃO O SÁBADO É BENDITO DE DEUS. DEUS SANTIFICOU O SÉTIMO DIA, ENTÃO O QUE É SANTO NÃO DEVEMOS VIOLAR E NEM ALTERAR.
DEUS ESTABELECEU O SÉTIMO DIA E NÃO O SEGUNDO, O TERCEIRO, ETC.
"O QUE FOI ESTABELECIDO POR DEUS É INQUESTINAVEL"

amanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

onde está o segundo mandamento ? E quem disse que o dia do Senhor foi alterado ? Onde está o verso bíblico que PROVA que o dia do Senhor foi alterado ? Por favor , já que sabe tanto sobre os dez mandamentos , até melhor que a Bíblia , me fale onde está ! O dia do Senhor sempre foi e sempre será o SÁBADO ! Deus e seus discípulos o guardaram e nós servos de DEUS também o guardamos PARA SEMPRE ! E Deus também disse que aquele que alterar qualquer coisa de Sua Palavra será CASTIGADO !

monica sena disse...

compartilho com o que diz, irmão. Mas gostaria de fazer uma colocação breve: vc escreve que o domingo é o 8º dia. Acredito que se confundiu porque o domingo é o primeiro dia da semana. Nós só temos 7 dias na semana e o sétimo é o sábado. Concordo que a Igreja inaugura sim, o domingo a partir da ressurreição e discordo dos que dizem que isto é faltar com a Lei instituida por Deus. Deus dá-nos Jesus para iniciar um novo tempo para a humanidade, o tempo do amor, e isso é o mais importante! Mas, a semana só tem 7 dias!!!!!

monica sena disse...

compartilho com o que diz, irmão. Mas gostaria de fazer uma colocação breve: vc escreve que o domingo é o 8º dia. Acredito que se confundiu porque o domingo é o primeiro dia da semana. Nós só temos 7 dias na semana e o sétimo é o sábado. Concordo que a Igreja inaugura sim, o domingo a partir da ressurreição e discordo dos que dizem que isto é faltar com a Lei instituida por Deus. Deus dá-nos Jesus para iniciar um novo tempo para a humanidade, o tempo do amor, e isso é o mais importante! Mas, a semana só tem 7 dias!!!!!

Anónimo disse...

Também quero deixar escrito uma breve informação aos irmãos que criticam a alteração do Sábado para o domingo.
"1º – Primeiro mandamento da Igreja: "Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho".
Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias (Código de Direito Canônico-CDC , cân. 1246-1248) (§2042)."
"A palavra domingo deriva do latim Dies Dominica que significa Dia do Senhor.
Todos os evangelistas são unânimes em dizer que a ressurreição ocorreu depois do sábado, no primeiro dia da semana (Mt 28, 1; Mc 16, 2; Lc 24, 1; Jo 20, 1)."
Por tanto não critiquem o autor desse artigo dizendo que ele "alterou" a sua maneira as escrituras! Pois antes de se criticar deve-se pesquisar e procurar saber também a respeitos dos dogmas e doutrinas da nossa igreja.
A manhã desse primeiro dia da semana marca uma transformação radical na compreensão a respeito do homem e da vida. O projeto vivido por Jesus é o caminho para a morte, mas caminho aprovado por Deus, que através da morte leva para a vida. Lembrem-se, Jesus morreu e ressuscitou, o encontro com Jesus se realiza no momento em que os homens se dispõem a anunciar o coração da fé cristã. Só essa fé ativa transformará o medo da morte em alegria da vida.