quinta-feira, 21 de junho de 2007

A Misericórdia de Deus num mundo de violência

Os Franciscanos Capuchinhos de Portugal, responsáveis pelo Movimento de Dinamização Bíblica, organizam, todos os anos, uma Semana Bíblica Nacional. Em Agosto do ano passado realizou-se a XXIX Semana Bíblica Nacional subordinada ao tema "A misericórdia de Deus num mundo de violência". Daqui a pouco mais de 24 horas partirei para o Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos cujo tema será também a Misericórdia de Deus por isso tive vontade de partilhar convosco algumas ideias sobre a Misericórdia de Deus.

No nosso mundo impera a violência, todos os tipos de violência, guerras, assassínios, roubos, terrorismo, violações, pedofilia, fome, atentados contra os direitos e a dignidade das pessoas através do desrespeito, do desprezo, da desvalorização, do racismo, da xenofobia enfim a lista podia ser muito maior. Às vezes, tenho a tentação de perguntar onde está o Amor de Deus no meio de toda esta desgraça. Mas a violência não começou agora. Ao longo da História do Povo de Deus também esteve presente a violência e, por vezes, é difícil entender os relatos violentos do Antigo Testamento. Mas foi exactamente nesses momentos negros da História do Povo que Deus se revelou como um Deus clemente e cheio de misericórdia, "O Senhor é um Deus clemente e compassivo, é paciente e misericordioso" como canta o Salmo 145. O próprio Jesus Cristo, ao falar das leis do Antigo Testamento, dá-lhes um novo sentido, um sentido de amor e misericórdia. Jesus Cristo não só fala da misericórdia de Deus como encarna e personifica a própria misericórdia. Todas as atitudes de Jesus, o falar, o pregar e o agir de Jesus, todo o seu "ser" é ser misericórdia. Jesus Cristo, ao se entregar à morte para nos salvar, revela o Deus de amor misericordioso porque a violência da morte na cruz foi o caminho que conduziu à ressurreição. A ressurreição é a imagem da misericórdia porque mostra que o Amor do Pai é mais forte do que a morte. (reflexão feita a partir da nota de abertura da XXIX Semana Bíblica Nacional por António da Siva Martins, Vigário Provincial dos Franciscanos Capuchinhos de Portugal)
Bom fim de semana. Se passarem por Fátima vão ao Centro Pastoral Paulo VI "espreitar" o Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos. Começa às 15 horas de sábado e termina com Eucaristia no domingo às 11 horas.

2 comentários:

Anónimo disse...

E a violência, lamentavelmente, continua.

Em Mossul (Iraque), foram recentemente assassinados o padre Ganni e três diáconos da comunidade católica caldeia.

O êxodo dos cristãos está a assumir proporções inimagináveis e não nos devemos esquecer de que os cristãos estão nesse país desde o século I.

Resta-nos esperar pelo privilégio de ver como a Divina Providência trabalha através de almas humildes.

Espaços abertos.. disse...

A falta de ética,de civismo e respeito pelo próximo é cada vez mais alarmante no mundo em que se vive.
Fica com deus e sonha com os anjos
Bom fim de semana
E beijinhos muitooooooosssssssssss

Zita