quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A vida de Bento XVI pelos olhos de um gato


O secretário pessoal do papa escreve o prefácio da nova biografia

O papa Bento 16, um conhecido admirador dos gatos, autorizou a publicação de um novo livro infantil em que seu bichano predileto conta a história da vida do pontífice.

O livro, intitulado "Joseph e Chico - Un gatto racconta la vita di papa Benedetto XVI" ('Joseph e Chico – Um gato conta a vida do papa Bento 16', em tradução livre), está sendo lançado nesta semana, com 44 páginas e repleto de ilustrações.

O narrador, um gato chamado Chico, conta a trajetória de Joseph Ratzinger desde o seu nascimento na Alemanha, passando pela adolescência vivida sob os anos do nazismo, até chegar à sua eleição como líder máximo da Igreja Católica, em 2005.

O gato Chico existe de verdade, tem nove anos e vive na cidade de Pentling, na Alemanha, onde o papa morava antes de se mudar para Roma.

A autora do livro, a escritora italiana Jeanne Perego, nunca se encontrou com o papa, mas o prefácio da obra é assinado pelo secretário pessoal de Bento 16, o padre Georg Gänswein.

Perdoado

Em uma passagem do livro, o gato Chico revela que atacou o então cardeal Ratzinger na noite de Natal, arranhando-o no rosto.

"Ele me perdoou imediatamente", "diz" o bichano.

Pessoas próximas do papa confirmam a relação especial do pontífice com os felinos.

Um amigo de Bento 16, Konrad Baumgartner, da universidade alemã de Regensburg, disse que os gatos do cemitério atrás da igreja local conhecem o papa muito bem.

Toda vez que ele visitava a igreja, segundo Baumgartner, os gatos corriam para encontrá-lo e estar com o religioso por algum tempo.

No prefácio do livro, o padre Georg Gänswein diz que a história contada no livro é única.

De acordo com o secretário do papa, o leitor vai descobrir que, além de amar os gatos, o papa também ama as crianças e reza por elas diariamente.

2 comentários:

O Micróbio II disse...

Um toque infantil na vida do Papa fica sempre bem, até pelo simples facto tornar acessível uma mensagem aos mais novos...

João Filipe Ferreira disse...

:)

gostei muito de ler o blog:)
abraço amigo!