quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Parabéns, Francisco!

4 de Outubro: dia de São Francisco de Assis


Cântico das criaturas

"Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas.

Especialmente o senhor irmão Sol,
que clareia o dia,
e com sua luz nos ilumina.
Ele é belo e radiante,
com grande esplendor.
De ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formastes claras,
e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão Vento.
Pelo ar, nublado ou sereno,
e por todo tipo de clima e tempo,
pelos quais às tuas criaturas sustentas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Água,
que é tão útil e humilde,
e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão Fogo,
pelo qual iluminas a noite.
Ele é belo e jovial,
e vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
por nossa irmã, a mãe Terra,
que nos sustenta e governa,
e produz frutos diversos,
e coloridas flores e ervas."


Francisco de Assis (trecho)

2 comentários:

Nelson Viana disse...

Meu querido São Francisco, continuas a ser a minha tentação mais doce. Imitar-te como tu imitaste o Mestre foi sempre o meu desejo, mas Ele assim não o quis. Terei de percorrer o meu próprio caminho, e claro, de mãos dadas com Jesus, assim como tu o fizeste. Foi difícil separar-me de ti, mas isso aconteceu para que ficássemos mais unidos. Agora compreendo que os caminhos do Senhor não se podem compreender...
Mas, meu querido São Francisco, continuarás a ser sempre a minha tentação mais doce...

Dad disse...

Outro dia ouvi este cântico, cantado por um dos bons Coros aqui da minha zona. Foi magnífico!

Beijinho e bom fim de semana!