quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Como é maravilhoso saber que temos um Pai que com tanto amor cuida de nós. Que essa certeza fortaleça a cada dia nossa fé.


A preciosidade de Deus


Unto teu ser com os óleos sagrados do Meu Amor
para que não te enrosques nos espinhos dos teus dias...


Dou-te as cores e alegrias que nascem da minha fonte
para que não sintas falta da minha benção...


Banho-te nas águas azuis e profundas da Minha Sabedoria
para que resgates a memória do que és feito....


Aconchego teu ser nas alturas da Minha Perfeição e digo:
"liberta teu ser para que sejas livre como o vôo do condor
sobre as montanhas geladas;


para que não acostume com os vales escuros da ilusão
e sim com a luz da essência que te foi dada,
porque és Meu Filho, Minha Preciosidade"!

DEUS



Fonte: Paróquia Nossa Senhora das Graças de Lorena - Brasil http://www.pnsg.org.br/preciosidade.html

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Um simples traço...




Num papel,
em branco,
risquei um traço.

Uma ponte breve,
entre um ponto
e outro espaço.

Uma linha apenas,
muda,
que liga um fim
a um começo.


Nada vai,
nada se passa
sobre o dorso
daquela linha
que ela saiba.

Nem sequer
faz sombra
quando avança...
Por si,
apenas vai
e nada mais.

Mas se há um abraço
entre a linha
e meu pensamento,
que a guia
no papel,

um farol acende
sobre o espaço
à espera
daquele barco,
com a metade
do outro abraço
que me entende!...

A verdade nos faz livres

Humanamente falando, dias há em que as coisas vão melhor, dias há em que vão menos bem. Então, revivemos a doce experiência que nos é dada na vida presente, e não importa que vá mais, ou menos, bem, mas vale como vivemos esta vida, porque neste como está a caridade, a única que valoriza tudo. Com efeito, ama a Deus quem observa a sua Palavra (João 14,23).

Durante o dia, devemos ter em mente que não levaremos nem alegrias, nem dores para o Paraíso. Até mesmo entregar o corpo às chamas, de nada adianta sem a caridade (1 Coríntios 13,3). Nem as obras de apostolado valem. Tampouco vale falar a língua dos anjos sem a caridade (1 Coríntios 13,1).

Nem as obras de misericórdia. Inclusive dar tudo aos pobres, de nada adianta sem a caridade (1 Coríntios 13,3).

Levaremos para o Paraíso como vivemos tudo isso, isto é, conforme a palavra de Deus, que nos dá meio de expressarmos a nossa caridade.

Por isso, levantemo-nos felizes todos os dias, haja tempestade, ou sorria o sol. Lembremo-nos de que do nosso dia valerá o que tiver­mos “assimilado” de palavra de Deus durante ele. Assim fazendo, Cristo terá vivido em nós naquele dia e Ele terá dado valor às obras que fizemos, com nossa participação direta, ou com a da oração e do sofrimento. No final, são elas que nos acompanharão (Apocalipse 14,13).

Enfim, podemos contemplar como a palavra de Deus, a Verdade, nos liberta... (João 8,32.36), livres das circunstâncias, livres deste corpo de morte (Romanos 7,24), livres das provações do espírito, livres do mundo que, cercando-nos, pretenderia macular a beleza e a plenitude do Reino de Deus em nós.

Chiara Lubich

domingo, 25 de novembro de 2007

Derrotas ou vitórias?

Numa conversa com um padre amigo durante o almoço de hoje, ele me mostrou como num momento da vida dele, uma derrota foi uma vitória. Ele ainda não era seminarista e foi prestar vestibular para Filosofia. Entretando, vindo de uma cidade pequena, sem conhecimento nenhum do que era um vestibular, acabou por não passar... Era muito simples, de família muito pobre, e teria que voltar para casa, pois não teria condições de esperar mais um ano... entretanto, a vontade de Deus não era que ele passasse nesse vestibular.
Enquanto ele pensava em sua frustração de voltar para casa, um padre de um outro seminário o chamou, e ele entrou nesse, que não precisava de vestibular, e começou a cursar filosofia.
Engraçado que eu o conheci como superior desse seminário, então para mim foi uma surpresa saber ele sofreu tanto com essa derrota. E hoje, ele sabe muito bem que não foi uma derrota, mas a mão de Deus direcionando sua vida.
Ele podia aceitar ou não. Ele podia desistir da vocação e voltar para casa, ou insistir naquele vestibular específico... mas ele se entregou para Deus naquele momento, que o direcionou, para seu Plano de Amor, na vida dele e na vida de todos aqueles que hoje dependem dele nesse seminário.

Toda essa história me fez repensar minhas derrotas, meus anseios... e perceber que, muitas coisas que me aconteceram, me fizeram crescer, e em alguns momentos, mudaram meus planos. Hoje vejo que para melhor, pois o Amor de Deus sempre quer o melhor para nós.
Que possamos, a cada dia, nos entregar nesse amor, e pedir: Senhor, direciona minha vida, minha história, segundo a Sua vontade, pois sei que seu Amor, é o melhor para mim!

Uma ótima semana para você.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Vésperas





Vimos, ao cair da noite,
Confiar-os, ó Senhor,
Ao poder das vossas mãos.
Sem a vossa protecção,
Tudo perde quem Vos perde.
Só em Vós tudo renasce.
Só por Vós renasceremos
Para a vida de amanhã.



Vai o dia declinando
E só Vós renovareis
O mistério da alvorada,
Recordando em cada aurora
A primeira luz do tempo,
Quando a vossa Caridade,
Infinito amor em acto,
Se exprimiu na Criação.



Noite em noite, a voz do vento
Vem lembrar a vossa voz,
Voz de aviso e de perdão.
Vem lembrar a todo o homem:
Coração que Vos não ame
E não ame os seus irmãso
Trai a vida que lhe destes
E naufraga na mentira.



Vosso espírito de fogo,
Que desceu de além das nuvens,
Não se extingue sobre as águas.
Assumindo a nossa carne,
Vos fizeste companheiro
De quem anda sobre a terra
E rasgais aos nossos passos
Os caminhos da alegria.



Não deixeis de estar, Senhor,
Tão atento às nossas lágrimas,
Pronto sempre a socorrer-nos.
Pois que tudo renovais,
Renovai as nossas forças
Na paixão de Vos servir.
E na paz da vossa graça
Seja vossa a nossa noite.

in, liturgia das horas

quinta-feira, 22 de novembro de 2007



Y sin embargo, me siento y te siento lejos, y pienso en dioses que nos hablan de religiones que no entendemos, y todo este fluir de palabras se explica porque un día me dijiste que yo era el amor, y yo no sé nada, pero sí sé que te quiero cerca, y sí sé que el mundo está lleno de mentiras, y que en lo prohibido está la salvación y la felicidad, y sé que a menudo en lo malo y en lo pecaminoso y en lo proscrito y en lo perseguido está en realidad el verdadero amor, y yo sé de una realidad superior, y yo sé de buscar una verdad que esté por encima de todo, y yo sé de un Dios real más real que lo real, y sé que esta vida es un ver a medias, y creo en una vida de visión clara, y creo en palabras como “deja que los muertos entierren a sus muertos”, y sé que la muerte es mentira: la verdad eres tú, la verdad son tus ojos, la verdad es tu cuerpo, la verdad es tu materia concebida para apoyar tú y yo en ella nuestra felicidad: eso es lo que el mundo no ha entendido: somos materia, y esto te lo digo en una afirmación radical de fe: somos materia, y lo somos porque el espíritu que somos la forma que tiene de vivir es apoyarse en la materia, y por eso insisto en que la muerte no existe: porque la vida que nos está esperando es una vida material, porque no hay otra vida, porque el cielo que esperamos es un cielo material, un cielo de tres dimensiones con vida real, con comer y beber y hacer el amor, y con libertad, sobre todo con libertad, y voy más allá: el cielo que nos espera es el de John Lennon, un cielo sin religión y un imagine there’s no heaven, ¿y por qué isthere no heaven? Porque ese cielo es este: esta tierra, y en esta tierra estaremos vivos cuando todos crean que hemos muerto, estaremos vivos por siempre, la vida eterna de la que habla Jesús es la de los que buscamos la verdad: la encontraremos, juntos, libres, gozándonos todos los días, amándonos todos los días: la encontraremos. Se llama amor.




© del texto: Santiago Tena, 2007

Imagen tomada de http://esmasqueamor.blogspot.com/.

domingo, 18 de novembro de 2007

Estou Aqui

Ontem acordei com uma canção na cabeça e fiquei com a sua melodia o dia inteiro, lembrei-me de compartilhar com vocês.

ESTOU AQUI

Estou aqui, outra vez em busca deste abrigo,
do conforto deste olhar amigo,
Luz do meu caminho , a direção.

Estou aqui, por tantas angústias e conflitos,
Como tantos outros tão aflitos,
Sabem que Você é a solução

Estou aqui, à procura do caminho certo,
Como quem precisa no deserto,
Por milagre a fonte, a salvação.

Estou aqui, venho iluminar meus pensamentos,
E aliviar meus sofrimentos,
Só Você eu sei é a solução.

Por isso meu amigo,
Cada vez mais forte é a minha fé e a minha crença,
toda parte encontro Teu olhar, Tua presença
E elevo o pensamento em oração.

Cristo meu amigo,
Sua luz me mostra a direção a ser seguida,
Você é a verdade, é tudo, é o caminho e a vida,
Só Você, eu sei , é a solução.

Deus procura-te

Imagem: "O Bom Pastor" (Postal de autor desconhecido)


«Ao longo de toda a minha vida tenho lutado por encontrar Deus, por conhecer Deus, por amar a Deus; procurei seguir as directrizes da vida espiritual - orar constantemente, trabalhar pelos outros, ler as Escrituras - e evitei muitas tentações de arranjar desculpas. Falhei muitas vezes, mas voltei sempre a tentar, mesmo quando estive à beira do desespero.
Agora pergunto se durante todo este tempo tive ou não suficiente consciência de que Deus andou a procurar encontrar-me, conhecer-me e amar-me. A questão não é «Como hei-de encontrar Deus?», mas: «Como hei-de deixar que Deus me encontre?». A questão não é «Como posso conhecer Deus?» , mas: «Como posso deixar que Deus me conheça?». Finalmente, a questão não é: «Como vou amar a Deus?», mas: «Como vou deixar-me amar por Deus?».

Deus anda por longe à minha procura, tratando de me encontrar e desejando levar-me para casa.Nas três parábolas em que Jesus responde à pergunta: porque come com os pecadores? , põe a tónica na iniciativa de Deus.
Deus é o pastor que vai à procura da ovelha perdida. Deus é a mulher que acende uma candeia, varre a casa e procura por todo o lado até encontrar a moeda perdida. Deus é o pai que anda em busca dos filhos, vela por eles, corre ao seu encontro, os abraça, roga, suplica e anima a que voltem para casa. Por estranho que pareça, Deus deseja encontrar-me tanto, se não mais, do que eu desejo encontrar Deus. Sim, Deus reclama-me tanto como eu a Ele.

Deus não é o patriarca que fica em casa, imóvel, à espera que os filhos voltem para ao pé dele, à espera que peçam desculpa pelo seu comportamento, que peçam perdão e prometam emendar-se. Pelo contrário, abandona a casa sem fazer caso da sua dignidade, corre à procura deles, não quer saber de desculpas e promessas de emenda, e condu-los à mesa magnificamente preparada.»


Henri Nouwen em, "O regresso do filho pródigo"

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Espero-te, mar...




Espero-te mar,
Em cada manhã.
Não importa
se verde ou azul,
beijado do sol
ou coberto de lã.

Espero-te, mar,
No pino do dia.
Não importa,
se ferves dourado,
ou gelado de frio.

Espero-te, mar,
No cair da tarde.
Não importa
se hóstia de pão,
nimbada de tule
que vai a deitar.

Um dia,
Se eu não aparecer,
espera por mim...
Eu hei-de voltar!...

domingo, 11 de novembro de 2007

O Incomparável Amor de Deus


Jesus revelou que Deus é um Pai de incomparável ternura; que se tomássemos toda a bondade, sabedoria e compaixão dos melhores pais e mães que já viveram teríamos apenas uma sombra débil do amor e da misericórdia do coração do Deus redentor.

Deus é amor. Somos chamados por Jesus Cristo para uma amizade íntima na qual um dos participantes é um ser humano e o outro o eterno Deus. Somos convidados a um diálogo pessoal com o Deus que está incondicionalmente envolvido connosco. Na sua própria pessoa Jesus afirmou de forma radical que Deus não é indiferente ao sofrimento humano. Jesus é a Palavra de Deus ao mundo, dizendo. «Vê como eu te amo.»

«Já vos não chamarei servos... mas tenho-vos chamado amigos» (João 15, 15)
Santo Agostinho disse a respeito deste último versículo: «Um amigo é alguém que sabe tudo a teu respeito e ainda assim te aceita.»
Este é o sonho de que todos compartilhamos: conhecer um dia uma pessoa com quem possamos realmente conversar; que me compreenderá e às palavras que digo, e ouça mesmo aquilo que não é dito - e continue ainda assim a gostar de mim. Jesus Cristo é a realização desse sonho. Ele oferece-se a cada um de nós como companheiro de jornada, como amigo que é paciente connosco, gentil, nunca rude, rápido para perdoar e cujo amor não mantém registo de deslizes.

Brennan Manning, em "A assinatura de Jesus"

sábado, 10 de novembro de 2007


Me pierdo, según voy a tus ojos y a tus manos, me pierdo, y según voy perdiéndome, te gano, y soy paz en tus ojos y en tus manos, y me pierdo, me gano.Y según las palabras te hablan de un lugar al que yo quiero llevarte, las palabras te pierden, las palabras te ganan, y según yo te llevo, yo te gano, y me pierdo, y según yo me pierdo en ti me gano, te pierdo, te amo.



quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Amor e Gratidão: motivações sublimes

«Cristo aceita-nos como somos; mas quando ele nos aceita, não podemos permanecer como somos." - Walter Trobisch

Se eu tivesse de resumir as principais motivações do Novo Testamento para "ser bom" numa única palavra, escolheria gratidão. Paulo começa a maior parte das suas cartas com um resumo das riquezas que possuímos em Cristo. Se compreendemos o que Cristo fez por nós, então certamente por gratidão lutaremos para viver de maneira digna de tão grande amor. Lutaremos por santidade não para fazer Deus nos amar, mas porque Ele já nos ama.

O melhor motivo para ser bom é desejar ser bom. Mudança interior exige relacionamento. Exige amor. "Quem pode ser bom, se não pelo amor?", pergunta Agostinho. Quando Agostinho fez a famosa declaração:"Se apenas amares a Deus poderás fazer tudo o que desejares", ele estava a ser inteiramente sério. Uma pessoa que realmente ama a Deus ficará inclinada a agradar a Deus. Foi justamente o que Jesus e Paulo disseram ao resumir toda a lei no simples mandamento: "amar a Deus". - Philip Yancey, in "Maravilhosa Graça"

Jesus não pressionava ninguém a segui-lo. Queria o coração e não o serviço. quando alguém se dispunha a segui-lo, não exigia nada, apenas que aprendesse a amar. Desejava conquistar a alma e o espírito humanos. Sabia que o amor era a fonte da motivação. Tinha a convicção de que esse sentimento era uma fonte excelente de mudanças das matrizes da memória e de transformação interior. O Mestre da vida era um rei sem trono político, era um rei que tinha aprendido a reinar na alma humana. O amor e não o temor era o perfume que esse fascinante Mestre exalava para atrair o homem e fazê-lo verdadeiramente livre. - Augusto Cury, in "O Mestre do Amor"

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Medo vs Fé

O medo foca-se no eu.
A fé, em Deus.
O medo paralisa.
A fé, avança.
O medo cega.
A fé faz-nos ver para além dos nossos olhos.
O medo traz terror.
A fé, confiança.
O medo traz perdição.
A fé, salva.
No entanto, a fé terá de ser revestida do maior de todos os dons: Amor.
Porque fé sem amor, conduz ao fanatismo.

«Onde há amor não há medo. Na verdade, o perfeito amor elimina toda a espécie de receio, porque o medo traz consigo a ideia de culpa, e mostra que não estamos absolutamente convencidos de que ele nos ama perfeitamente.» - 1 João 4:18

Fonte: Coisas de Mim

sábado, 3 de novembro de 2007

Lembrei-me de São Francisco


por Antonio Francisco

Veja minha página principal: http://www.achologia.com/

Desde ontem, já fui ao médico duas vezes, tenho uma consulta para amanhã e dois exames para depois de amanhã. Você pode imaginar que meu caso é grave. Espero que não, mas deixe-me explicar logo o que me aconteceu.

Ontem tive uma tarde bem movimentada. Chegando em casa e ao trocar de roupa, senti uma fisgada no peito e logo depois meu braço direito ficou dormente. Não senti dor, exatamente, mas fiquei incomodado, pois foi algo estranho. Adiei uma reunião que tinha para a noite e pedi que um amigo me levasse ao hospital, pois temia dirigir naquele momento. Depois das protelações próprias do atendimento na saúde brasileira, não importa se pública ou privada, fiz uma consulta e tudo pareceu normal.

Hoje senti as mesmas fisgadas e voltei ao médico (outro especialista), que me pareceu melhor que o de ontem, até porque já havia feito consulta com ele. Fiz um eletrocardiograma e voltarei para outros procedimentos. Até agora, tudo está parecendo normal, apenas a pressão está um pouco alta.

Ao pensar em escrever sobre isso, lembrei-me de São Francisco. Conta-se que alguém encontrou São Francisco trabalhando no jardim e lhe perguntou: “O que o senhor faria se soubesse que morreria dentro de dez minutos?” São Francisco replicou: “Terminaria esta fileira.”

Talvez a maioria de nós precisasse de pelo menos dez dias para colocar a vida em ordem. Acho que esse é um bom momento para pensar nas palavras do profeta Isaías ao rei Ezequias: “Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará” (Is 38.1). Ezequias suplicou misericórdia e Deus lhe deu mais quinze anos de vida. Mas não foram os melhores dias de sua vida. Devo viver bem para poder morrer bem. Nas palavras de um antigo hino:

“Ensina-me a viver de forma que temaA tumba tão pouco quanto o leito;Ensina-me a morrer, de forma que possa,Erguer-me glorioso no Dia do Juízo”.

COMUNICADO

Quero comunicar aos meus amigos em geral
Que estou me afastando da NET!
Por motivos de saúde e pessoais.
Terei que ficar um tempo sem cumprir com os meus
Compromissos sociais e pessoais
Neste meu grande mundo virtual!
Assim que poder pretendo retornar...
Quero deixar aqui o meu mais sincero
Agradecimento a todos que sempre me ajudaram
E que, apesar de sermos separados
Por um monitor, sempre os tive
Dentro da mais sincera estima e amizade...
Diria que, amo a todos sem excepção e sempre
Soube respeita-los e aceita-los como são
E principalmente admirar a todos!
Há já algum tempo que convivo com
Os mais diferentes tipos de pessoas;
Fiz questão de conhecer a cada um em particular,
Não só por foto como também
Por sua trajectória profissional e virtual!
Graças a Deus sempre fiz bons amigos e
Nunca sequer um inimigo.
Pelo menos que eu saiba.rssss!
Fiquem todos com Deus
E assim que possa retomarei.
Aqueles que têm meu e-mail podem
Me escrever quando quiserem!
Desculpem por qualquer coisa
Que tenha feito a alguém...
Se o fiz, tenho certeza, foi sem querer!
Obrigada a todos por tudo que me ajudaram
e por tudo que me ensinaram neste maravilhoso
Mundo virtual!
Beijos, já com muitas saudades...
Naty

La vida tras la muerte : Esperanza del cristiano

Al comenzar su ministerio público Jesucristo nos anunció con claridad que había llegado la plenitud de los tiempos, confirmándonos la venida del reino de Dios: El tiempo se ha cumplido y está cerca el Reino de Dios; haced penitencia y creed en el Evangelio. (Mc 1, 15).

A morte, um mistério


"Nele, Cristo, refulge para nós a esperança da feliz ressurreição. E aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola".

A morte permanece para o homem um mistério profundo. Mistério cercado de respeito também pelos que não crêem. Ser cristão muda alguma coisa no modo de considerar e enfrentar a morte? Qual a atitude do cristão diante da pergunta sobre o sentido último da existência humana, que a morte nos põe continuamente? A resposta se encontra na profundeza da nossa fé. Para o cristão, a morte não é o resultado de uma luta trágica que se deva afrontar com frieza e cinismo. A morte do cristão segue as pegadas da morte de Cristo: um cálice amargo, porque fruto do pecado, a beber até o fim, porque é a vontade do Pai, que nos espera de braços abertos do outro lado do limiar; morte que é uma vitória com aparência de derrota; morte que é essencialmente não-morte: vida, glória, ressurreição.

Como se dará tudo isso precisamente não podemos saber; não cabe ao homem medir a imensidade do dom e das promessas de Deus. A despedida dos fiéis é acompanhada da celebração eucarística, memória da morte de Jesus na cruz e penhor da sua ressurreição. O prefácio tem um tom de humana suavidade e divina certeza: "Nele refulge para nós a esperança da feliz ressurreição. E aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Ó Pai, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada, e desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível".

Face a face com Cristo

A morte do cristão não é um momento no fim do seu caminho terreno, um ponto isolado do resto da vida. A vida terrena é preparação para a do céu, nela estamos como criancinhas no seio materno: nossa vida na terra é um período de formação, de luta, de primeiras opções. Ao morrer, o homem se encontrará diante de tudo o que constituiu o objeto das suas aspirações mais profundas: encontrar-se-á diante de Cristo e será a opção definitiva, construída por todas as opções parciais desta terra.

Cristo espera eternamente com os braços abertos; o homem que optou contra Cristo, será queimado eternamente por aquele mesmo amor que repeliu. O homem que se decide por Cristo encontrará no mesmo amor a plena e infinita alegria.

"Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno"

Podemos fazer alguma coisa pelos mortos? Eles não estão longe de nós; pertencem todos - os mortos no abraço de Deus - à comunidade dos homens e à comunidade da Igreja.

A oração pelos defuntos é uma tradição da Igreja. De fato, subsiste no homem, também quando morre em estado de graça, muita imperfeição, muita coisa a ser mudada, purificada do antigo egoísmo! Tudo isto acontece na morte. Morrer significa morrer também ao mal. É o batismo de morte com Cristo, no qual encontra acabamento o batismo de água. Esta morte vista pelo outro lado - assim crê a Igreja - pode ser uma purificação, a definitiva e total volta à luz de Deus. Quanto tempo durará? Isto está fora do nosso tempo. Não podemos determinar tempo nem lugar. Mas, partindo do nosso ponto de vista humano, há um tempo durante o qual consideramos alguém como "morto" e o ajudamos com nossa oração. De quantos meses ou anos se trata, ninguém pode dizê-lo.