terça-feira, 27 de novembro de 2007

A verdade nos faz livres

Humanamente falando, dias há em que as coisas vão melhor, dias há em que vão menos bem. Então, revivemos a doce experiência que nos é dada na vida presente, e não importa que vá mais, ou menos, bem, mas vale como vivemos esta vida, porque neste como está a caridade, a única que valoriza tudo. Com efeito, ama a Deus quem observa a sua Palavra (João 14,23).

Durante o dia, devemos ter em mente que não levaremos nem alegrias, nem dores para o Paraíso. Até mesmo entregar o corpo às chamas, de nada adianta sem a caridade (1 Coríntios 13,3). Nem as obras de apostolado valem. Tampouco vale falar a língua dos anjos sem a caridade (1 Coríntios 13,1).

Nem as obras de misericórdia. Inclusive dar tudo aos pobres, de nada adianta sem a caridade (1 Coríntios 13,3).

Levaremos para o Paraíso como vivemos tudo isso, isto é, conforme a palavra de Deus, que nos dá meio de expressarmos a nossa caridade.

Por isso, levantemo-nos felizes todos os dias, haja tempestade, ou sorria o sol. Lembremo-nos de que do nosso dia valerá o que tiver­mos “assimilado” de palavra de Deus durante ele. Assim fazendo, Cristo terá vivido em nós naquele dia e Ele terá dado valor às obras que fizemos, com nossa participação direta, ou com a da oração e do sofrimento. No final, são elas que nos acompanharão (Apocalipse 14,13).

Enfim, podemos contemplar como a palavra de Deus, a Verdade, nos liberta... (João 8,32.36), livres das circunstâncias, livres deste corpo de morte (Romanos 7,24), livres das provações do espírito, livres do mundo que, cercando-nos, pretenderia macular a beleza e a plenitude do Reino de Deus em nós.

Chiara Lubich

Sem comentários: